terça-feira, 20 de novembro de 2012

13 . 9 . 2036 - 14:01



Há certos rituais que me pertencem que quase fazem de mim um tipo caricatural.

Dentro da minha personagem há assim umas perguntas vagamente recorrentes.

Uma delas, a mais memorável para certas pessoas, é esta coisa de convidar o meu interlocutor a fazer uma viagem para o futuro.

Como e onde te imaginas a 13 de Setembro de 2036, pelas 14:01?

Como imaginas a tua casa nessa altura?

Então e estarás só ou haverá aí marujo na costa?

A sério, parabéns, então e onde é que se conheceram?

E pronto, estão soltas as amarras no meio de gargalhadas e dúvidas.

Pois hoje sou eu que me vou sujeitar a essa psicologia de almanaque, precisamente por ter ainda ontem sugerido esta abordagem a um amigo.

Fiquemo-nos pela primeira: onde é que eu me imagino – não confundir com querer estar que isso já é outro jogo -  a 13 Setembro de 2036 ao início da tarde: data obviamente inventada há segundos.

Pois... Vamos aqui supor que seja um dia da semana ... Início de tarde devo estar a regressar do almoço ... diria que em Lisboa ...


... ainda que no entretanto tenha vivido fora novamente.

         - Ah, pois é Shiuu, tu ainda estás em 2013 é isso?, Não sabes de nada...
Pois, então por onde começar? Longa história pá. Nem sabes a vida que te aguarda

         - A sério?, conta-me lá já isso !!!

 - Pois, então digamos que no essencial continuas a ser uma espécie de Don Juan... Não no sentido carniceiro da coisa mas mais no sentido sonhador. Aliás a verdade é que és um tipo fresco. És um cota todo pintas, pá!

- Hum ...

- Bom, de resto continuas a mesma merda em matéria de organização ... Não há maneira porra. Queres morrer assim, é?

- Olha lá, meu cabrão... Tu nasceste de mim ... Vê lá se te acalmas senão acaba já aqui a brincadeira!

- Bom ... Vá lá que tens hoje melhor feitio ... Pudera também, há que dizê-lo, ainda vais morfar ...  Mas pronto, então hoje sexta-feira, apanhas-me a caminho ali do espaço... Sim, o espaço é uma antiga garagem reconvertida num pequeno open space logo a seguir a Alcântara onde trabalhas ... Bem sei que o que o que te interessa aqui é isso: saber o que é que estás a fazer não é?... Pois então, o teu negócio ainda está de pé. Só que são hoje três sócios e, na verdade, tu não és dos mais activos... Voltaste para o jornalismo depois de teres passado uma temporada em Bruxelas. Acho que gostas do que fazes... Ainda que continues totalmente habitado por dúvidas quanto ao amanhã... Estás sempre a dizer que precisas de mudar e tal mas, no fundo, orientas-te e o conforto de uma certa rotina não te é assim tão desagradável.

- Então e continuo ali a viver na minha gaiola dourada?

- Não... nada disso ... Vives com mais sete pessoas aqui, nesta casa... Optámos por comprar em conjunto este espaço já há oito anos... Foram preciso dois anos de obras... Foi um stress mas como vês valeu a pena. Estás tu, o Ian e a Gisela... Não, não faças perguntas que isso não entra aqui no joguinho... Está o João que voltou a estar sozinho e a Raquel com os filhos, fora quando o outro maluco se lembra de aparecer ... O espaço é brutal ... E ainda nem viste o jardim que passou a ser o teu ateliê... Sim porque entretanto, soltou-se aí algo nessas tuas mãos.  Descobriste aí um jardineiro que nem imaginas...

Mas olha, não vou poder ficar aqui a falar contigo porque ainda vou hoje de fim-de-semana. Vou lá abaixo, ter com o meu clã alentejano... Nem imaginas como me tem sabido bem estar em família... 

... Vá catraio, não tenhas pressa mas também não tenhas medo.

4 comentários:

  1. 13.09.2038 será uma segunda-feira. Não estava a perceber, mas creio que já percebi...

    Não sei se foi desta música que hoje me deu para ouvir em repetição, ou se é de mim, mas...

    ResponderEliminar
  2. eheh... Confesso não me ter dado ao trabalho de ir ver ao calendário ainda que estejamos em 2036 e n 38 ... De resto, entendo que esta brincadeira possa não ser muito clara mas digamos que me perdi num suposto diálogo com o meu alter-ego do futuro... Se é para viajar é para viajar :)

    ResponderEliminar
  3. Peço desculpa por ter errado no ano, tens razão. Eu não quis sequer acrescentar nada. Apenas me apeteceu dar um ar de graça à circunstância. :)

    Parecia que estavas a falar com um filho teu. lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No que me diz respeito, só posso agradecer estes feed-backs... :)

      Eliminar